http://www.mirassolnews.com.br
http://picasion.com/

quinta-feira, 11 de junho de 2015

2 Radares são destruídos próximo a Serra do Mangaval


Dois radares que tinham sido instalados na Serra do Mangaval (MT) foram derrubados. (Foto: Reprodução/TVCA)Dois radares que tinham sido instalados na Serra do Mangaval (MT) foram derrubados. (Foto: Reprodução/TVCA)
Dois dos quatro radares eletrônicos que tinham sido instalados na Serra do Mangaval, na BR-070 na região de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, foram derrubados no último final de semana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelos vestígios no local, um caminhão de grande porte atingiu de ré as duas estruturas e de propósito derrubou os radares. Os autores da ação não foram identificados ou presos.
Os aparelhos estavam entre os quilômetros 693 e 697 da BR-070 e foram instalados em outubro de 2014 depois de uma série de graves acidentes na Serra do Mangaval. Segundo a PRF, o trecho é perigoso já que possui uma estrada sinuosa com muitas curvas.
A base dos radares ainda tinha aproximadamente dois palmos e meio de profundidade e mesmo assim o veículo conseguiu arrancar os aparelhos do chão.
“A pessoa que realizou esse ato de vandalismo não deixa de ser um criminoso. Os vestígios no local indiciam que foi um veículo de grande porte. Chega a ser proposital, não tem vestígio que foi um acidente”, disse o chefe do núcleo de policiamento e fiscalização da PRF, Luiz Antônio Rodrigues do Carmo.
PRF acredita que ação foi de propósito e não encontrou vestígios de um suposto acidente. (Foto: Reprodução/TVCA)PRF acredita que ação foi de propósito e não encontrou vestígios de um suposto acidente. (Foto: Reprodução/TVCA)
Com a instalação dos radares a PRF percebeu que o número de acidentes na Serra do Mangaval caiu mais de 80%. “Entre janeiro a outubro de 2014 tivemos 55 acidentes nesse trecho da serra. E entre outubro de 2014 e até junho deste ano foram apenas nove acidentes. Agora vai voltar a ser o que era antes. O risco de acidente vai aumentar”, lamentou o policial.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima que os radares sejam substituídos em um prazo de pelo menos 15 dias. “A empresa responsável estipulou um prazo de 15 dias para a manutenção desses equipamentos. Mas isso ainda depende de uma aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Infelizmente pela ação de vândalos esses equipamentos estão fora de operação. São equipamentos que proporcionaram a condição de segurança”, informou o superintendente do Dnit em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia Neto.
Radares foram instalados na Serra do Mangaval (MT), na BR-070 na região de Cáceres (MT). (Foto: Reprodução/TVCA)Radares foram instalados na Serra do Mangaval (MT), na BR-070 na região de Cáceres (MT). (Foto: Reprodução/TVCA)
De acordo com dados do DNIT, entre outubro e dezembro de 2014 foram registradas 419 infrações de diversas naturezas na Serra do Mangaval. Já entre janeiro e maio deste ano a instituição registrou 1.296 infrações.
FONTE: G1
← Anterior Proxima → Página inicial

Comente com o Facebook: